A torcida uniformizada é realmente o problema?
É preciso conferir a devida importância a cada personagem do futebol. Levantamento recente da Consultoria Pluri nos apresenta a situação real da vida nos estádios. Não precisamos ir muito longe para notar a falência de algumas instituições, como as federações de futebol.
Segundo a Pluri, o público médio do futebol brasileiro no ano passado foi de 4.583 torcedores. O número só não é pior porque as federações de Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins simplesmente não forneceram os dados de suas competições.
Será que o problema do futebol brasileiro é mesmo a torcida organizada?
É muito cômodo transformar a violência em discussão nacional como se os cartolas, os maus gestores, não fizessem parte dela. Até que ponto os torcedores que aterrorizam o futebol não são filhotes do desleixo e dos espertinhos de plantão, que buscam apenas tirar proveito do esporte?
A questão da segurança é parte de um problema maior, causado pela falta de gestão e pelo excesso de interesses alheios ao bom funcionamento da máquina do futebol.
Veja os dados da Pluri:
Pluri Consultoria
Tabela da Pluri compara os públicos nas competições de 2012
Fonte: http://a.espn.com.br/post/316249_a-torcida-uniformizada-e-realmente-o-problema