Valuation - Clubes, Ligas e Atletas

São os Estaduais, STUPID!

São os Estaduais, Stupid!
Calma, não estou ofendendo ninguém, o título acima faz referência à famosa frase de James Carville (It´s the economy, Stupid), estrategista de Bil Clinton na campanha contra George Bush (pai) em 1992. A frase se tornou slogan da campanha vitoriosa de Clinton, chamando a atenção para a situação econômica, o verdadeiro problema do país naquele momento. Pois bem, 20 anos depois, sua adaptação cabe perfeitamente ao cenário do futebol Brasileiro atual. Nos últimos dias o Ministério dos Esportes tornou público o seu interesse em propor a adaptação do calendário Europeu ao futebol Brasileiro, mostrando todas as vantagens que ele traria, obviamente sem apontar as desvantagens embutidas na mesma idéia. A adaptação ao calendário Europeu está longe de ser o principal problema de nosso caótico calendário, posto esse que pertence inexoravelmente aos absurdos campeonatos Estaduais.  Que diferença faz se eles começam em janeiro ou julho? Adaptar o calendário Brasileiro ao Europeu traz ganhos pequenos a um grupo também pequeno de clubes, mantendo intacto o prejuízo causado pelo fato de que passamos 2/5 do ano brincando de jogar futebol. Vejam, para a maioria dos nossos clubes (excetuando os que disputam a libertadores) o meio de ano se aproxima e nada aconteceu até aqui. 

Não faz sentido gastar tempo e energia negociando um tema cujo ganho é limitado, principalmente pela dificuldade histórica em se mexer no calendário, isto equivale a tratar um doente terminal com remédio para gripe  Se o objetivo é tornar nossos clubes mais fortes, então que se implante um calendário que torne o campeonato Brasileiro atraente no Brasil e no exterior, valorizando as marcas das equipes nacionais e criando condições de competirmos com os campeonatos europeus, MUITO MAIS ATRAENTES em termos técnico e financeiro. Uma adaptação ao calendário Europeu urgente seria, por exemplo, a transformação do Brasileiro em competição de ano inteiro e os estaduais (ou regionais, municipais, distritais, whatever) em divisões de acesso a estes campeonatos nacionais. No mundo todo é assim, e o argumento batido que somos um país continental já não se justifica.

Portanto, se o Ministério dos Esportes quer realmente propor uma melhoria no calendário, que o faça com entendimento profundo do problema real, ao invés de propor uma não-solução.

Fernando Ferreira – Sócio-Diretor – fernando@plurisports.com.br

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO