Brasileiros são favoritos, mas futebol
não é só dinheiro, diz jornalista
Consultoria coloca cinco clubes do país como os mais valiosos da Taça Libertadores, mas, para Tim Vickery, ainda podem haver surpresas
Por SporTV.comRio de Janeiro
95 comentários
Segundo estudo da empresa Pluri Consultoria, cinco clubes brasileiros têm os elencos mais valiosos da Taça Libertadores de 2013. Corinthians, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG eGrêmio estão, nesta ordem, no topo da lista. O Palmeiras, o sexto brasileiro no torneio, ocupa a oitava posição.
Na opinião do correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, a disparidade econômica entre os brasileiros e os clubes de outros países aumenta o favoritismo nacional na competição. No entanto, mesmo com menos recursos, os adversários podem surpreender os brasucas em campo.
saiba mais
Luxemburgo analisa postura tática da LDU: ‘Joga com três zagueiros e dois alas’
Veja outros vídeos do ‘Redação SporTV’
– Felizmente, futebol não é só dinheiro. Dinheiro ajuda, mas as ideias ainda são mais importantes. Em 2011, o Santos foi o campeão, mas todos os outros brasileiros foram eliminados nas oitavas de final. O próprio Santos foi muito mal contra o América do México. Os times adversários jogaram com três atacantes e pressionaram os laterais brasileiros. E tiveram sucesso. Taticamente, o futebol brasileiro não estava preparado. Sempre existe essa possibilidade. Mas, em linhas gerais, os brasileiros são favoritos – disse Tim Vickery, no “Redação SporTV”.
O comentarista do SporTV Lédio Carmona lembrou que nos últimos três anos os campeões foram três brasileiros (Internacional, Santos e Corinthians). Para o jornalista, a maioria dos títulos do torneio fica no Brasil.
– O futebol brasileiro vai ganhar três em cada cinco Libertadores daqui para a frente, pelo menos enquanto tivermos essa ordem econômica. Não é obrigação, não existe essa palavra no futebol. O nosso futebol tem muito mais dinheiro que o argentino e o uruguaio. O favoritismo é cada vez maior. O desequilíbrio econômico é muito grande.
Corinthians comemora o título da Libertadores em 2012 (Foto: AFP)
Como exemplo da diferença financeira, Lédio Carmona citou a contratação do atacante Loco Abreu pelo Nacional-URU. O jornalista lembrou que o centroavante foi descartado peloBotafogo, que nem participa da competição, e chegou como estrela em Montevidéu.
– Eu estava no Uruguai quando o Loco Abreu foi apresentado. Foi um acontecimento. Para eles, o Loco Abreu é um jogador de primeiríssima grandeza. O Nacional teve de fazer um investimento fortíssimo para trazer o atacante. Ídolo ou não, o Loco Abreu foi dispensado do Botafogo.
De acordo com a Pluri Consultoria, o Corinthians tem o elenco mais valioso das Américas, avaliado em R$ 261,4 milhões. O São Paulo vem logo atrás, com R$ 245,1 milhões.
Fonte: http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/01/brasileiros-sao-favoritos-mas-futebol-nao-e-so-dinheiro-diz-jornalista.html?keepThis=true&TB_iframe=true&height=650&width=850&caption=globoesporte.com