Eventos: O Futuro dos Clubes Brasileiros
Por Gabriela Ribeiro, 18 de setembro de 2012 às 17:33 | Arquivado em Eventos, futebol
Na última segunda-feira (17), em São Paulo, foi realizado o seminário O Futuro dos Clubes Brasileiros, promovido pela Trevisan Escola de Negócios em parceria com a Pluri Consultoria. A casa do evento foi aem construção Arena Palestra Itália, nova casa do Palmeiras. Entre os palestrantes e espectadores estiveram grandes nomes do futebol nacional, como o presidente do Santos, Luis Álvaro Oliveira Ribeiro, João Gilberto Vaz, presidente da Abrarenas e Luis Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians. Além de gestores de futebol e diretores de entidades esportivas, representantes do governo e da iniciativa privada marcaram presença no seminário. As principais discussões do evento envolveram as novas arenas que estão em construção no Brasil e as iniciativas de marketing dos clubes.
Foto e Montagem: Entrando no Jogo
O seminário também contemplou o resultado do Prêmio Executivo de Esporte 2011&8243;. Felipe Ximenes, superintendente de futebol do Coritiba, foi indicado ao título na categoria Futebol. Único representante do futebol paranaense entre os nomeados, Ximenes falou sobre a importância do trabalho do gestor esportivo. A função do gestor é colocar em prática as estratégias definidas pela diretoria do clube, disse Ximenes. Mesmo sem receber o prêmio (o vencedor foi Rodrigo Caetano do Fluminense) o dirigente se mostrou grato pela indicação. Eu só tenho a agradecer ao Coritiba Foot Ball Club por ter me proporcionado a condição de representar o futebol do estado do Paraná aqui, completou. (Para ouvir a entrevista completa, clique aqui)
Uma das maiores decepções do dia foi a falta do presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, que enviou um dos vices do clube para o evento. Tirone foi muito criticado pela imprensa presente por não comparecer ao seminário. Aldo Rebelo, ministro do Esporte e nome esperado para a palestra sobre O papel do Estado na reestruturação dos clubes, também mandou um representante.
Em relação aos debates sobre os potenciais das novas arenas, Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos e responsável pela Grêmio Arena, surpreendeu com os números positivos e o projeto inovador do clube gaúcho. O modelo estádio está esgotado e não sustenta nem a própria receita, disse Antonini, que revelou detalhes do grande empreendimento em Porto Alegre. É uma arena 100% privada que vai render de 6 a 7 vezes mais do que o estádio, completou.
Outra discussão relevante do evento foi o debate sobre o futuro do marketing dos clubes, entre Antonio Zambelli, diretor de marketing da SEARA, e Rosenberg. O VP do Corinthians contou ações do Timão e abriu o jogo sobre um novo projeto corinthiano: um programa semanal em uma TV aberta, dividido em três partes. Mais detalhes? É preciso esperar para saber. Termino dizendo que a Fiel está passando pelo período de maior felicidade de sua história, disse Rosenberg, com orgulho Alvinegro.
Apesar da falta de alguns nomes versados do futebol nacional, o evento chancelou a necessidade crescente de iniciativas de debate sobre esportes. Se existe uma demanda tão grande de renovação e modernização da área, é preciso que os profissionais que estão envolvidos com o assunto demonstrem interesse por espaços assim. Fica uma ressalva: o público feminino, mesmo que presente em número restrito, sentiu falta de uma representante em pelo menos uma das discussões.
O Entrando no Jogo foi o único veículo do Paraná a participar do evento.
Fonte: http://entrandonojogo.com.br/eventos-o-futuro-dos-clubes-brasileiros/