17 de Setembro de 2012 – 10:53:59
Nesta segunda (17), Ponte Preta participa do seminário O Futuro dos Clubes Brasileiros
Evento reúne profissionais de marketing e gestão de diversos times do Brasil terá debates sobre novas Arenas, além de apresentar dados sobre as causas das quedas de torcida nos estádios
As cifras envolvendo o futebol brasileiro têm alcançado patamares inéditos nos últimos anos. De 2007 para cá, a receita dos principais clubes cresceram 73%, superando pela primeira vez a marca dos R$ 2 bilhões. Ainda assim, esse número é três vezes menor do que arrecadam os clubes da Liga Inglesa, por exemplo. Além disso, o nível de endividamento dos clubes brasileiros continua bastante elevado, mostrando a necessidade de um maior avanço das entidades esportivas. Para debater este tema, a Trevisan Gestão do Esporte e a Pluri Consultoria realiza nesta manhã de segunda (17) o seminário O Futuro dos Clubes de Futebol Brasileiros, no qual a Ponte Preta está presente.
É um tema muito importante. Todo gestor de time de futebol responsável no Brasil se preocupa com o futuro do futebol no país e, neste contexto, acredito que será um evento muito produtivo, diz o presidente e diretor de Marketing alvinegro Márcio Della Volpe, que está participando do seminário junto com o Executivo de Futebol Ocimar Bolicenho. O evento também marca o lançamento do Brasil Sport Market (BrSM), fórum permanente de debate e desenvolvimento do Esporte Nacional.
Fernando Trevisan, diretor da Trevisan Escola de Negócios, também falará sobre os preparativos para a Copa de 2014, com dados da pesquisa Termômetro da Copa. As mesas de debates abordarão A nova Geração de Arenas Brasileiras e O Futuro do Marketing dos Clubes. A consultoria apresentará dados também sobre As causas da baixa presença de público nos estados e O potencial de consumo das torcidas brasileiras.
Além da Ponte Preta, participam do encontro (realizado das 8h30 às 19 horas de hoje na Nova Arena, em São Paulo) presidentes e representantes de diversos times do Brasil, entre eles Botafogo-RJ, Corinthians, Fluminense, Grêmio-RS, Internacional, Santos, Vasco da Gama e Palmeiras. Ambém haverá representantes de equipes de outros países, caso do Boca Juniors.