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Evento discute os rumos dos clubes de futebol no Brasil


Publicada em 18/09/2012

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O setor de esportes no Brasil responde por 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, cerca de R$ 67 milhões dos R$ 4,1 trilhões arrecados pelo País em 2011, foram gerados pelas atividades esportivas e tudo o mais que gira em torno deste segmento ? de direitos de transmissão de jogos aos serviços de alimentação oferecidos nos estádios. A informação integra o estudo O PIB do Esporte no Brasil, e foi transmitida pelo sócio da Pluri Consultoria, Fernando Ferreira, em apresentação realizada na abertura do seminário O Futuro dos Clubes Brasileiros, realizada na manhã desta segunda-feira, na Nova Arena Palmeiras, em São Paulo.

Para fins de comparação, os Estados Unidos, apenas com um único dia do Super Bowl, a final do campeonato de beisebol, um dos mais importantes esportes para aquele país, arrecada cerca de 11 milhões de dólares. Os esportes equivalem a 2,1% do PIB norte-americano, mas ainda é um índice inferior ao da Nova Zelândia, que atinge 2,8% do total das receitas.

Também participaram do evento realizado pela Trevisan, o secretário especial do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde, representando o titular da pasta, Aldo Rebelo, que na ocasião falou sobre O Papel do estado na reestruturação dos clubes, destacando a intenção do governo federal em ampliar o escopo das ações de incentivo ao esporte. O futebol tem uma cadeia produtiva extremamente importante no País, gera renda e empregos, e deve ser apoiado. Recentemente criamos a Secretaria Nacional do Futebol, um órgão que tem a proposta máxima de difundir e propor melhorias. Uma dessas propostas está voltada às equipes femininas. Existe um grande incentivo da presidente Dilma Rousseff no sentido de criar um calendário que permita que as equipes femininas joguem durante todo o ano, profissionalizando a categoria, disse Gomyde.

Ele também destacou uma das pautas do Ministério que é a busca de soluções para o endividamento dos clubes brasileiros. O futebol deve receber um apoio para que os clubes atuem dentro de uma governança corporativa capaz de equacionar esse sério problema. Hoje, o setor esportivo gera cerca de 371 mil empregos. Com investimentos, com soluções e incentivo, há espaço para superar 2 milhões de postos de trabalho nesse setor, disse Gomyde.

Durante o evento, a Pluri Consultoria também apresentou dados sobre As causas da baixa presença de público nos estados e O potencial de consumo das torcidas brasileiras. Fernando Trevisan, diretor da Trevisan Escola de Negócios, adiantou os preparativos para a Copa de 2014, com dados da pesquisa Termômetro da Copa.

O seminário marcou o lançamento do Brasil Sport Market (BrSM), fórum permanente de Gestão e Marketing Esportivo criado em parceria pela Trevisan Escola de Negócios e a PLURI Consultoria. Além de mesas de debates abordando A nova Geração de Arenas Brasileiras e O Futuro do Marketing dos Clubes, o evento comportou a entrega dos prêmios Melhor Executivo de Futebol e Melhor Executivo de Marketing de Clubes de Futebol, promovido pelo BrSM.



Panorama Brasil

DCI

Fonte: http://www.feirasenegocios.com.br/?p=noticiasDetalhe&noticia=109

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