Torcida do Corinthians tem o maior potencial de consumo
Brasil Econômico (redacao@brasileconomico.com.br)
22/03/12 20:41
Perfil socioeconômico dos torcedores de Palmeiras e Vasco é elevado em comparação aos demais clubes
A torcida do Corinthians apresenta o maior potencial de consumo entre todos os clubes, com R$ 450 milhões/mês, seguida de longe pelos torcedores do São Paulo, com R$ 289 milhões/mês, e pelos flamenguistas com R$ 288 milhões/mês.
O potencial de consumo das torcidas dos clubes brasileiros é de R$ 1,5 bilhão/mês, conforme pesquisa da Pluri Consultoria. O valor representa cerca de 1,2% da renda total dos torcedores.
A torcida do Corinthians apresenta o maior potencial de consumo entre todas, com R$ 450 milhões/mês, seguida de longe pelos torcedores do São Paulo, com R$ 289 milhões/mês, e pelos flamenguistas com R$ 288 milhões/mês.
Isolada na quarta posição vem a torcida do Palmeiras com potencial de R$ 203 milhões/mês, seguido por Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Santos e Internacional, todos um pouco acima dos R$ 100 milhões/mês.
Os dois clubes com maior parcela do potencial de consumo vindo de outros estados são Flamengo (49%) e Vasco (45%). Além deles, nenhum outro clube chega a 30% de seu potencial de consumo oriundo de fora do estado de origem.
Os 14 primeiros colocados no ranking são todos do eixo Sul-Sudeste, sendo que Bahia e Sport aparecem praticamente empatados com cerca de R$ 21 milhões/mês de potencial de consumo, na liderança entre os clubes do Nordeste.
Propensão ao consumo
A Pluri Consultoria criou o Índice de Propensão ao Consumo do Torcedor (IPCT) individual. Ele é calculado a partir da combinação de fatores geográficos (localização de cada torcedor em relação à sede do clube) e socioeconômicos.
Neste índice todos os oito primeiros colocados pertencem às cidades de Florianópolis, Curitiba, Campinas e São Paulo.
Os dois clubes catarinenses (Avaí e Figueirense) lideram o ranking pelo IPCT, pois possuem a maior proporção de suas torcidas concentradas na cidade de Florianópolis (com alto nível de renda) e possuem perfil socioeconômico bastante semelhantes.
O mesmo vale para os Paranaenses Coritiba e Atlético, assim como os times de Campinas e a paulistana Portuguesa.
Flamengo, o clube de maior torcida do Brasil, possui o menor IPCT, pois a maior parte de seus torcedores está longe da sede do clube, além de possuírem um perfil sócioeconômico mais baixo em comparação às demais torcidas do Sul e Sudeste.
Já o perfil socioeconômico dos torcedores de Palmeiras e Vasco é elevado em comparação aos demais, porém, o fato de ter boa parte dos torcedores fora do estado de origem afeta negativamente o seu resultado final.
Por outro lado, Santa Cruz, Fortaleza e Ceará apresentam o mais baixo perfil socioeconômico da amostra.
Mais do que ranking
A informação sobre a renda dos torcedores é crítica na definição de patrocínios e contratos de transmissão, pois, mais importante do que saber quantas pessoas torcem para cada equipe, é descobrir quanto elas têm de renda disponível para consumir os produtos e serviços que lhe serão oferecidos pelos clubes e seus parceiros.
Fonte: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/torcida-do-corinthians-tem-o-maior-potencial-de-consumo_114682.html