Campeonatos de futebol dos membros do BRICS ganham valor
Economia da modalidade acompanha PIB mundial15/03/2012 11h48
O futebol e a economia estão caminhando lado a lado. Um estudo da Pluri Consultoria, empresa que trabalha na área esportiva, divulgado na quarta, 14, mostrou a evolução econômica dos campeonatos dos países pertencentes aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no cenário mundial.
O estudo mostra que em 2001 as ligas mais valiosas do mundo eram europeias. Brasil e Rússia, contudo, furaram este bloco 10 anos depois e passaram a ocupar a sexta e a sétima posições na lista que soma o valor de mercado dos jogadores que atuam nas principais competições nacionais. A Pluri, ainda, projeta que este quadro mudará em mais uma década.
O Campeonato Russo, que tem o Zenit como líder, é o sétimo mais valioso do mundo
Atualmente, o valor dos jogadores da Premier Ligue, da Inglaterra, soma 3,3 bilhões; o do Campeonato Espanhol, 2,7 bilhões; o do Italiano, 2,3 bilhões; o do Alemão, 1,7 bilhão; e o do Francês, 1,4 bilhão. O jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro valem 960 milhões e os que participam do Campeonato Russo, 925 milhões.
O economista Fernando Ferreira, especialista em gestão e marketing esportivo, ressalta no estudo que, em 2001, os Estados Unidos, o Japão e os países europeus, com exceção da Rússia, detinham 74% do Produto Interno Bruto Mundial, enquanto os BRICS possuíam 8,3%. Este panorama mudou em 2011, com o primeiro grupo tendo sua fatia diminuída para 58,8% e o segundo bloco aumentando sua participação para 18,9%.
Um outro fator pesa bastante no aumento da participação dos BRICS na economia do futebol. A China, com seus 1,3 bilhões de habitantes, só recentemente começou a investir na modalidade. O campeonato local tem registrado excelente média de público e as equipes estão contratando jogadores de diferentes partes do planeta. O estudo prevê que os chineses subirão do 73º lugar no ranking, que ocupa atualmente, para o 17º em 2021.
Fonte: http://www.diariodarussia.com.br/esportes/noticias/2012/03/15/campeonatos-de-futebol-dos-membros-do-brics-ganham-valor/