10 Estaduais mais valiosos 3ª parte: MINAS GERAIS e RIO GRANDE DO SUL
seg, 23/01/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Futebol do Brasil, Rankings
A série dos campeonatos estaduais mais valiosos levantados pelos estudos da Pluri Consultoria, agora começa a afunilar, realmente, e chegamos aos quatro campeonatos que contam com as equipes mais valiosas do futebol brasileiro, ao menos nessa fase de nossa história. Nesse post, veremos os números dos campeonatos Mineiro e Gaúcho.
4º CAMPEONATO MINEIRO
O valor de mercado desse campeonato é de 327 milhões de reais, para o conjunto dos 368 jogadores inscritos, resultando numa média de 30,6 jogadores para cada um dos doze clubes que disputam a competição. As dez cidades representadas somam 4,2 milhões de habitantes, com um PIB de 71 bilhões de reais, 60% concentrado em Belo Horizonte, sede de três dos doze participantes.
O Cruzeiro é o time mais valioso, mas a diferença para o Atlético é mínima, a ponto de podermos dizer que ambos estão empatados no valor de mercado estimado para seus atletas: 107 milhões para o Cruzeiro e 106 milhões para o Atlético, com 33% e 32%, respectivamente. Somando-se o América, os três clubes atingem 71% do valor total estimado, deixando 29% para as demais nove equipes.
Para efeito comparativo, o valor do campeonato é um pouco inferior ao valor estimado para o time do Santos no BR 2011.
3º CAMPEONATO GAÚCHO
Uma novidade nesse campeonato: dezesseis clubes, ao invés de doze ou dez como nos anteriores. O total de atletas pula para 470, com uma média de 29,4 jogadores por equipe e um valor estimado de mercado da ordem de 487 milhões de reais. Esses clubes representam onze cidades, com um total de 3,4 milhões de habitantes e um PIB de 83 bilhões de reais, com 44% dele concentrado em Porto Alegre, sede de quatro dos dezesseis clubes.
O time de maior valor estimado é o Internacional, que é, também, o terceiro mais valioso no Brasil, seguido pelo Grêmio. As duas equipes representam 68% do valor total do campeonato e considerando os 4 clubes de Porto Alegre, o valor atinge 357 milhões de reais ou 73% do total. Os demais doze clubes dividem 27% do total.
Para efeito comparativo, o valor desse campeonato é um pouco inferior ao do do elenco do FC Porto e o mesmo valor que tem a Liga Croata.
Amanhã, quarta-feira, será a vez do Campeonato Carioca, terminando a série quinta-feira com o Paulista.
Por motivo de viagem, somente liberarei os comentários no final da tarde ou começo da noite de hoje.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/23/10-estaduais-mais-valiosos-%E2%80%93-3%C2%AA-parte-minas-gerais-e-rio-grande-do-sul/