10 Estaduais mais valiosos 2ª parte: BAHIA e PARANÁ
seg, 23/01/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Futebol do Brasil, Rankings
O significado de campeonato mais valioso está relacionado apenas ao valor estimado de mercado para os jogadores inscritos na competição. Nada tem a ver, portanto, com história, tradição, público nos estádios, verbas de patrocínio, receitas de bilheteria, televisão ou o que quer que seja. Esse post, assim como o anterior e os que virão nos próximos dias, mostra somente isso: a posição de cada um desses campeonatos num ranking formado a partir do valor de mercado de seus participantes. Com certeza, às vésperas de iniciar o Brasileiro e, posteriormente, no meio do ano, durante a janela de verão europeia, todos os valores serão alterados, assim como, muito provavelmente, algumas posições. Essa listagem, como qualquer outra, registra um momento específico.
6º CAMPEONATO BAIANO
Sexto mais valioso nesse início de 2012, o Campeonato Baiano é disputado por doze equipes, com um total de327 jogadores, cujo valor estimado de mercado total é de 139 milhões de reais. O número médio de atletas por clube é de 27,3 e os clubes estão distribuídos por oito diferentes cidades, com uma população total de 4,4 milhões de pessoas e PIB de 56 bilhões de reais. salvador, a capital do estado, tem dois times na disputa e concentra 59% do valor do PIB.
O Bahia é o clube com elenco mais valioso, não só do estado como, também, de toda a Região Nordeste, seguido pelo Vitória. Os dois clubes representam 63% do total do campeonato, deixando apenas 37% para os demais 10 times.
Para efeito comparativo, o valor total estimado para o campeonato equivale ao valor do time do Grêmio que disputou o BR 2011.
5º CAMPEONATO PARANAENSE
Com um valor de mercado estimado em 195 milhões de reais, esse campeonato é o quinto mais valioso do Brasil, sendo disputado por doze equipes com um total de 349 jogadores média de 29,1 atletas por elenco. As ez cidades têm uma população total de 3,3 milhões de habitantes e um PIB de 71 bilhões, dos quais 61% estão concentrados na capital, Curitiba, que tem três clubes na disputa.
O elenco mais valioso é o do Coritiba, seguido pelo do Atlético Paranaense. Essas duas equipes representam 55% do valor total do campeonato. Somando-se a elas o Corinthians Paraná, também da capital, chegamos a 63% do valor total, ficando os outros nove clubes com 37% do valor.
Para efeito comparativo, o valor total estimado para o campeonato equivale ao valor do time do Internacional que disputou o BR 2011.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/23/10-estaduais-mais-valiosos-%E2%80%93-2%C2%AA-parte-bahia-e-parana/