Post

As 50 maiores transações com jogadores brasileiros

As 50 maiores transações com jogadores brasileiros

ter, 10/01/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Negociações de AtletasRankings


O trabalho da Pluri Consultoria que veremos a seguir traz algumas informações interessantes, algumas, aliás, muito mais que simplesmente interessantes. Não são novas, mas não estavam sistematizadas da forma como veremos.
Importante: esse trabalho foi feito em cima das 50 maiores transações com jogoadores brasileiros. Ou, trocando em miúdos, podemos dizer que foi feito em cima das transferências de jogadores que, efetivamente, fizeram sucesso, quando pensamos nas transferências entre clubes e países europeus.
Informação interessante número 1: qual o país que mais vendeu jogadores brasileiros de sucesso? Já adianto: não foi uma certa república ao sul do Equador.
Como em outros trabalhos, vou distribuir as tabelas entre o texto, mesmo que em alguns casos não haja correspondência entre um e outro.

Fernando Pinto Ferreira, diretor da Pluri, foi muito feliz em sua frase-título para esse estudo: “Tem festa com os jogadores brasileiros. Só não convidaram nossos times.”

 
O estudo mostra que não há nenhum clube brasileiro na ponta dos compradores, só na ponta dos vendedores. Até aí, sem novidade, mas é de causar espanto o próximo número: 86% das 51 transações listadas foram feitas por times europeus! Apesar de nossos clubes serem a origem e os formadores, ficam de fora da melhor parte da festa.

Pelos fatos já há muito conhecidos pelos leitores deste Olhar Crônico Esportivo e, claro, por toda a situação de nossos clubes, esses jogadores que fazem sucesso não conseguem ser mantidos em Terra Brasilis. Em troca do dinheiro rápido e abundante, além da promessa de evolução na carreira em muitos casos, vão todos em revoadas semestrais para a Europa. A Ocidental já foi o grande porto de entrada, agora é a Oriental, com seus bilionários oriundos da antiga economia soviética (quem diria, quem diria… as sutis ironias da vida).

A tabela acima mostra, sem novidade, que os dois maiores compradores em grandes transações foram Real Madrid e Barcelona. Agora, voltem à tabela e reparem na posição do Porto, antes de passarmos à próxima.

Viram que interessante? O 15º maior comprador transforma-se no 1º vendedor. O Parma também não faz feio nessa transformação de comprador em vendedor, passando de 8º para 5º, respectivamente. E se o FC Porto vender Hulk, como é comentado, sua posição como maior vendedor de jogadores brasileiros de sucesso será, simplesmente, imbatível.

Realmente, nada muito surpreendente no gráfico acima no que diz respeito aos dois maiores. A Espanha e a Itália são os maiores compradores. Reparem, mas agora já não haverá a surpresa anterior, que Portugal detém apenas 2% das transferências.

Encontramos  nesse gráfico de “saída”, ou seja, dos países que mais vendem jogadores brasileiros, a resposta para a questão que coloquei no início desse post: o maior ponto de saída é a Itália, com 25%, seguida de perto pela Espanha, com 22%. O Brasil, não curiosamente, mas pobremente, é somente o terceiro maior vendedor, com 14% do total.
E, olhem só, encostadinho no Brasil, Portugal, com 12% dos negócios contra somente 2% das compras. O que dizer? Ninguém compra tão bem e vende tão bem os direitos federativos dos jogadores dessa Terra de Vera Cruz como a nossa antiga metrópole.
 
Observação: a tabela 2 foi corrigida, com a exclusão de Bruno Alves, português de nascimento.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO