Valuation - Clubes, Ligas e Atletas

25 Times Mais Valiosos do Brasil

25 Times Mais Valiosos do Brasil

ter, 06/12/11
por Emerson Gonçalves |
categoria MercadoRankings

 
Esse é mais um post a respeito do 1º Painel Pluri Futebol 2011, realizado pela área Sport Business da Pluri Consultoria, agora abordando os 25 times mais valiosos do Brasil. Novamente, gostaria de chamar a atenção de todos para o fato de se tratar de estudo de mercado, realizado com informações coletadas e disponíveis no mercado. Os valores em causa dizem respeito, única e exclusivamente, ao valor total estimado para os jogadores do time de futebol de cada clube. Ou seja, o clube propriamente dito, com sua marca, história, estrutura e tudo o mais, não faz parte desses valores. Se um jogador for negociado e sair, se um jogador for contratado e chegar, o valor atribuído ao time nesse estudo muda, naturalmente. Os valores aqui considerados são referentes ao período encerrado no dia 18 de novembro de 2011. Portanto, senhores, antes de terminar o Campeonato Brasileiro, antes de muitas especulações sobre saídas e chegadas de inúmeros jogadores. Por fim, leiam atentamente a tabela e os gráficos, inclusive, e principalmente, as observações no rodapé da tabela com os 25 clubes.
 
Processo de concentração e importância da gestão
Na apresentação do estudo, os analistas da Pluri destacam um fato que vem sendo percebido nos últimos anos, destacado por este OCE: há um processo de concentração em curso. Concentração econômica, mais visível, e concentração de torcidas, mais difícil de ser vista e muito mais lenta, como já foi, inclusive, bastante discutido nesse espaço.
Esse processo, entretanto, e, novamente, a percepção da Pluri coincide totalmente com a deste Olhar Crônico Esportivo, é que essa concentração não tem e não terá nada de espanholização.
Citando trecho do trabalho: “há fatores atuando contra a concentração excessiva. Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do país, tem a
preferência de cerca de 30% dos torcedores brasileiros, menos da
metade dos mais de 60% de Espanhóis que torcem por Real Madri e
Barcelona, ou dos Argentinos que preferem Boca e River, para ficar em
apenas dois exemplos. Além disso, as características continentais do
Brasil, o tamanho de sua população e economia e sua diversidade
cultural também tendem a atuar contra a concentração”; mesmo a famosa distribuição desigual dos direitos de transmissão, se dá de forma muito menos acentuada que na Espanha (lembrando, como sempre, que as características dos mercados europeus de TV e do brasileiro são muito diferentes, em especial no que diz respeito ao peso das transmissões gratuitas, em sinal aberto, que dependem totalmente da audiência para se sustentarem).
Para os autores desse estudo, é viável que o processo em curso leve à consolidação de quatro a seis clubes mais fortes, em termos econômicos. Se levarmos a ferro e fogo e fizermos uma análise dos últimos 20 anos, veremos que a realidade já é muito parecida com essa.
Finalmente, quero destacar outro ponto do trabalho, particularmente importante na minha visão, na visão e razão de ser deste Olhar Crônico Esportivo: “no Brasil há enorme assimetria entre a qualidade com que os clubes são dirigidos, e essa diferença se tornará cada vez mais visível na medida em que os recursos entrem com mais força no caixa. Ou seja, alguns vão tratar seus recursos melhor que outros, e isso independerá do tamanho da torcida. O fiel da balança será a capacidade de gestão.”
Atentem, se preciso for releiam o trecho citado, do qual, para ser chato, repetitivo, mas claro, destacarei uma frase: “alguns vão tratar seus recursos melhor que outros, e isso independerá do tamanho da torcida.”
É isso. O foco de cobranças e críticas não é o mercado, que existe e continuará existindo independentemente das críticas de uma ou duas ou mais ou todas as torcidas. O foco deve ser a direção de cada clube. As ferramentas para isso, ideais, devem ser a democracia interna e a transparência.
Vamos, então, à lista dos 25 +:

Como vocês puderam ver, temos valores em Reais e em Euros. Não é preciosismo ou “complexo de vira-lata”, mas simplesmente o reconhecimento da importância e inserção do mundo boleiro tupiniquim no grande mundo do futebol, onde a moeda-chave é o euro.
Pela primeira vez, destaca o trabalho, o valor de mercado dos clubes atinge e ultrapassa a marca de 1 bilhão de euros. Esse valor, embora significativo, representa a soma dos elencos de Barcelona e Manchester United, somente, que têm o 1º e o 5º elencos mais valiosos do mundo.
Os 25 times estão distribuídos em dez estados brasileiros.

Os três times brasileiros  mais valiosos – Santos, São Paulo e Internacional – representam 30% do valor total de mercado dos 25 +.
Os seis times mais valiosos – os três citados e mais Corinthians, Vasco e Flamengo – representam, praticamente, 50% do valor de mercado dos 25 +.
Os seis times de São Paulo representam 37% do valor dos 25 +.
São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, têm 40% dos times (10 equipes) e 59% do valor de mercado dos 25 +.

 
Por valor médio, os dois times do Rio Grande do Sul apresentam o maior valor, seguidos pelos times de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses times são os únicos cujo valor médio é superior à média geral de 41 milhões de Euros por time.
O próximo gráfico nos dá uma visão integrada de número de times e valor de mercado por estado.

Seguiremos debatendo nos comentários e em posts futuros.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2011/12/06/25-times-mais-valiosos-do-brasil/

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO